Cemap-Interludium

Reflexões anticapitalistas

Download do artigo em formato PDF
Enviado por Danilo Nakamura em: 5 - janeiro - 2013 1 Comentário

Minicurso sobre Walter Benjamin – Grupo Desvios

Por um verdadeiro estado de emergência

 

Aula 3

Memória e experiência de choque

(Victor Vigneron e Jeanne Marie Gagnebin)

 Texto de abertura da aula

“No final da guerra, observou-se que os combatentes voltavam mudos do campo de batalha não mais ricos, e sim mais pobres em experiência comunicável. E o que se difundiu dez anos depois, na enxurrada de livros sobre guerra, nada tinha em comum com a experiência transmitida de boca em boca” (Benjamin, Walter)

 Numa análise histórica do mundo contemporâneo, Walter Benjamin diagnosticou que a experiência de choque vivida pelos sobreviventes que voltavam das trincheiras das guerras modernas (1° e 2° Guerra Mundial) tinha como resultado a impossibilidade de lembrar. Trauma que marcava também a incapacidade de se narrar um evento de forma coerente e grávido de sentido.

 Cito Benjamin novamente: “Raras vezes dá-se conta de que a relação ingênua entre ouvinte e narrador é dominada pelo interesse em reter a coisa narrada. O ponto chave para o ouvinte desarmado é garantir a possibilidade da reprodução. A memória é a capacidade épica por excelência. Só graças a uma memória abrangente pode a épica, por um lado, apropriar-se do curso das coisas e, por outro, fazer as pazes com o desaparecimento delas – com o poder da morte.” (Benjamin, Walter)

 É no sentido de aprofundarmos esse debate e repensarmos a intima ligação entre memória e narração na modernidade capitalista que convidamos a professora da PUC e da UNICAMP e autora de inúmeros textos sobre a obra de Walter Benjamin, Jeanne Marie Gagnebin para falar na mesa: “Memória e experiência de choque”.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

PDF Download    Enviar artigo em PDF   

Artigos relacionados:

  1. [Vídeo] Walter Benjamin – aula 1: República de Weimar e o estado de exceção
  2. [Vídeo] Walter Benjamin – aula 2: Arte e técnica: estetização da política ou polítização da arte
  3. Por um verdadeiro estado de emergência – minicurso sobre Walter Benjamin (apresentação)
  4. A obscuridade da experiência contemporânea
Categorias: Cultura

Um comentário

  1. Danilo Nakamura disse:

    A parte das perguntas do público não está completa. Nesse dia, a fita acabou… Mas a palestra da professora, assim como algumas intervenções estão disponíveis.

Envie um comentário

*