Cemap-Interludium

Reflexões anticapitalistas

Download do artigo em formato PDF
Enviado por Danilo Nakamura em: 6 - janeiro - 2013 0 Comentários

Minicurso sobre Walter Benjamin – Grupo Desvios

Por um verdadeiro estado de emergência

 

Aula 4

Educar diante do abismo

(Tais Araújo, Maurício Cardoso e José Sérgio Fonseca de Carvalho)

 Texto de abertura da aula

Conformidade da universidade com o estado, ciência como escola profissionalizante e objetivo do conhecimento desvinculado de um compromisso com o ser humano inteiro… É esse o terreno educacional desenhado por Benjamin em 1915.

 Cito o autor: “É um equivoco desenvolver exigências isoladas, enquanto cada uma delas, em sua realização, ficar privada do espírito de totalidade; mas apenas um fato deve ser destacado como notável e espantoso: na instituição da universidade, à semelhança de um gigantesco jogo de esconde-esconde, professores e alunos passam uns pelos outros sem nunca se enxergarem. O estudantado, que não tem o status do funcionalismo público, fica sempre atrás do professorado, e a base jurídica da Universidade, personificada no Ministro da Cultura – nomeado não pela universidade, mas pelo soberano – é uma correspondência semivelada da instituição acadêmica com os órgãos estatais, por cima das cabeças dos estudantes (e, em casos raros e felizes, também dos professores)” (Benjamin, Walter. A vida dos estudantes).

 Semelhança com nossa atual universidade a parte, nós – grupo desvios – convidamos os professores Mauricio Cardoso (do departamento de história da USP) e José Sergio Fonseca (da faculdade de educação da USP) para debater na mesa intitulada: “Educar diante do abismo” a fim de compreendermos com a ajuda do pensamento de W. Benjamin a educação no mundo contemporâneo onde não sabemos onde termina o surto de insanidade social e começa a rotinização do impensado.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

PDF    Enviar artigo em PDF   

Artigos relacionados:

  1. [Vídeo] Walter Benjamin – aula 3: Memória e experiência de choque
  2. [Vídeo] Walter Benjamin – aula 1: República de Weimar e o estado de exceção
  3. [Vídeo] Walter Benjamin – aula 2: Arte e técnica: estetização da política ou polítização da arte
  4. Por um verdadeiro estado de emergência – minicurso sobre Walter Benjamin (apresentação)
Categorias: Cultura

Envie um comentário

*