Cemap-Interludium

Reflexões anticapitalistas

Download do artigo em formato PDF
Enviado por Danilo Nakamura em: 1 - abril - 2017 0 Comentários

Abertura democrática e a razão neoliberal, debate realizado no dia 9 de abril de 2015.

Org. Cemap/Interludium e Cedem/Unesp

Do ponto de vista econômico, o termo neoliberalismo não apresenta uma relação direta com o liberalismo passado. De acordo com Vito Letizia, por mais que os ideólogos do neoliberalismo falem em “puro mercado”, eles, na verdade, defendem uma simbiose entre o Estado e o mercado, em que o Estado sustenta por meio de dívidas ilegítimas a transferência de dinheiro público para as finanças.
Para estudiosos como Pierre Dardot e Christian Laval o neoliberalismo é muito mais que um programa de privatização das empresas públicas e de flexibilização dos direitos trabalhistas. Ele é isto, mas também uma racionalidade política que combina intervenção pública e uma concepção de mercado centrada na concorrência. Essa razão do mundo seria o motor das políticas neoliberais que transforma as instituições públicas e privadas, o papel do Estado e a vida dos indivíduos em “empresas”. Tendo o neoliberalismo como essa lógica que rege o mundo, como pensar os governos de esquerda e de direita, uma vez que foram eles mesmos que criaram as regras do equilíbrio orçamentário, da estabilidade monetária, da política anti-inflacionária e programas de equilíbrio das relações sociais?

Tatiana Maranhão

Doutora em sociologia pela USP. Mestre  e bacharel em ciências sociais, ambos pela PUC-SP. Atualmente, é professora do curso de Relações Internacionais das Faculdades de Campinas.

 

Nilton Ota

 Graduado em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado  na USP e Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10).

 

Paulo Arantes

 É Professor aposentado Senior departamento de Filosofia da FFLCH da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Política;

 

Debate

Mediado por Oscar D´Ambrósio: Doutor em Educação, Artes e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais. Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.

 

 

PDF    Enviar artigo em PDF   

Artigos relacionados:

  1. Debate: Abertura democrática e a razão neoliberal
Categorias: Debate

Envie um comentário

*