Cemap-Interludium

Reflexões anticapitalistas

Download do artigo em formato PDF
Enviado por Interludium em: 25 - outubro - 2017 0 Comentários

Ao preparar as entrevistas que deram origem ao livro 1917: Uma Revolução Confiscada, Vito Letizia organizou dois roteiros históricos para usar como guias de sua narrativa, acompanhados de anotações a respeito de determinados pontos que considerava muito relevantes. O primeiro roteiro tinha como foco a formação do Estado russo, desde o século 6, com a ocupação pelos eslavos das estepes que se estendem do leste europeu à Sibéria, até as vésperas dos acontecimentos revolucionários de 1917. O segundo roteiro se concentrou na Revolução de 1917 e terminou em 1921, com a repressão à revolta de Kronstadt, data que Vito Letizia aponta como o fim do processo revolucionário russo. Como costuma acontecer em projetos tão amplos, nas entrevistas Vito foi muito além desses roteiros. O projeto inicial do livro, lançado em 25 de outubro, previa a inclusão dessas cronologias, e os editores as estenderam para cobrir todo o período abordado nas entrevistas e para completar, ainda que de forma breve, a história da União Soviética até sua dissolução. Posteriormente, decidiu-se não publicá-las com o livro, mas colocá-las à disposição do leitor no site de Interludium.

As anotações de Vito sobre cada data ou período estão destacadas em texto recuado.

Adicionalmente, publicamos no site outro texto, também resultado das entrevistas, sobre o papel essencial da Igreja Ortodoxa e da religião na formação da identidade russa.

Baixe aqui os arquivos em formado PDF e boa leitura!

Nota: Os livros utilizados, seja por Vito Letizia, seja pelos editores, para montar as cronologias são os seguintes: Linhagens do Estado Absolutista, de Perry Anderson; The Soviets: the Russian Workers, Peasants and Soldiers Councils, 1905-1921, de Oskar Anweiler; El Partido Bolchevique, de Pierre Broué; La Révolution Bolchevique, de Edward Hallet Carr; Le Système Économique Soviétique, de Bernard Chavance; Soviet Economic Development since 1917, de Maurice Dobb; Lenin Collected Works (Progress Publishers, 1977)); A Formação da Rússia Moderna e Origens da Revolução Russa – 1890-1918, de Lionel Kochan; La Formation du Système Soviétique e Lenin’s Last Struggle, de Moshe Lewin; Los Bolcheviques, de Jean-Jacques Marie e Georges Haupt; L’Economie Soviétique e An Economic History of the USSR – 1917-1991, de Alec Nove; História Concisa da Revolução Russa, Russia under the Old Regime e The Russian Revolution, de Richard Pipes; A Revolução das Mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética, de Graziela Schneider (org.); Um Estudo da História, de Arnold Toynbee; História da Revolução Russa e 1905, de Leon Trotsky; A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber; The Russian Primary Chronicle, Laurentian Text, de Samuel Hazzard Cross e Olgerd P. Sherbowitz-Wetzor.

PDF Creator    Enviar artigo em PDF   

Nenhum artigo relacionado.

Envie um comentário

*