Nestes tempos em que a história e a memória estão sob ataque direto até do próprio Estado, entidades e profissionais da área de acervos de São Paulo vão se reunir pela primeira vez para discutir linhas de atuação para preservar e divulgar patrimônios documentais. O 1º Encontro Paulista de Patrimônio Histórico-Documental acontece entre os dias 13 e 15 de maio e é aberto a todos os interessados.
A iniciativa do encontro é do Conselho Regional de Biblioteconomia (8ª região), em parceria com a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) e a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Diante da constatação de que ainda não existe um espaço de reflexão destinado especificamente ao patrimônio documental escrito ou impresso e ao patrimônio bibliográfico, os organizadores decidiram reunir os profissionais em atividade nas instituições de memória do Estado de São Paulo para discutir sua importância, suas especificidades e sua relação com os demais tipos de patrimônios, como o de edifícios, o agregado e o imaterial.
Os painéis e debates vão abordar, sob vários aspectos, a importância do rico acervo histórico-documental e bibliográfico do Estado de São Paulo para a sociedade, os conceitos e abordagens desse tipo de patrimônio, seu acesso e difusão para os cidadãos e a educação patrimonial e continuada. Também serão alvo de discussão as estratégias e dificuldades de gestão e como desenvolver políticas públicas sólidas para a área.
O encontro ocorrerá nos dias 13 a 15 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco, 95, centro de São Paulo). É aberto e gratuito, mas no credenciamento os organizadores solicitam a doação de um livro de literatura, ou um livro infantojuvenil, em bom estado, para serem doados a bibliotecas selecionadas.
O certificado de participação será enviado por e-mail, após o evento, para os participantes com 75% de presença. Cheque a programação e mais informações no site do Conselho Regional de Biblioteconomia.