Desde o dia 27, pesquisadores que queiram consultar em pessoa os acervos do Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp, já podem agendar visitas às suas instalações. A retomada da pesquisa presencial será realizada de forma gradual e seguirá todos os protocolos sanitários e orientações do Comitê Covid-19 da Unesp, para garantir a segurança de usuários e funcionários.
Neste primeiro momento, o atendimento presencial ocorrerá apenas uma vez por semana, das 13 horas às 16 horas, por agendamento. O interessado precisa solicitar o agendamento pelo e-mail pesquisa@cedem.unesp.br e aguardar o retorno do funcionário para outras orientações.
No dia da consulta, o visitante deve apresentar comprovante de vacinação, usar máscara e seguir as demais regras previstas no protocolo de segurança, que pode ser acessado na aba Atendimento ao pesquisador no site do Cedem.
É imprescindível que o pesquisador (a) esteja com o ciclo vacinal completo (duas doses de vacina ou vacina em dose única). O comprovante de vacinação deverá ser apresentado ao funcionário no dia da pesquisa. Mais detalhes sobre a retomada do funcionamento pleno do acervo podem ser lidos no site do Cedem.
O Cedem tem sob sua guarda importantes acervos dos movimentos sociais brasileiros e da história das esquerdas no país, inclusive o do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap), gerido por Cemap-Interludium. Ele fica na Praça da Sé, número 108, no centro de São Paulo (SP).
* A imagem das estantes deslizantes é do próprio Cedem da Unesp.