Menu fechado

Lançamento do Acervo Vladimir Herzog

Vladimir Herzog na TV Cultura

Para celebrar o lançamento do Acervo Vladimir Herzog na sexta-feira (26 de junho, véspera do 83º aniversário do nascimento de Herzog), foi realizada uma live do Instituto Vladimir Herzog, com a participação de Bianca Santana, Ivo Herzog, Luis Ludmer e Rogério Sottili.

A live foi gravada e pode ser acessada no Youtube, pelo link Acervo Vladimir Herzog – vida e memória em defesa da democracia.

Com fotografias e correspondências, o acervo contabiliza mais de 1.700 itens digitalizados sobre a trajetória profissional e pessoal do jornalista. Produto de dois anos de trabalho, o projeto preenche um vão histórico, disponibilizando à sociedade também a vida e a obra de Vladimir Herzog, para além do trágico episódio de seu assassinato por agentes da ditadura militar, em outubro de 1975.

Além de jornalista, Vladimir foi um intelectual de  grandes talentos: envolveu-se com o cinema,  teatro e fotografia. O acervo disponibiliza tanto a documentação pessoal preservada por volta de quatro décadas pela família Herzog, quanto outros elementos localizados em mais de 20 instituições e acervos públicos e privados, digitalizados e licenciados para uso no acervo.

O lançamento do Acervo Vladimir Herzog neste momento é necessário dado o contexto em que vivemos, da negação de nosso passado histórico e dos graves crimes cometidos pela ditadura militar (1964-1985). Dessa forma, este lançamento faz parte da missão de promover a memória, a verdade e a justiça – “é preciso conhecer nosso passado para romper com os ciclos de violência que se perpetuaram em nossa história.” – IVH, 2020.


A imagem de abertura do post é de Vladimir Herzog na TV Cultura, dias antes de ser preso e morto. Foto de Wilson Ribeiro – Acervo Vladimir Herzog/CEDOC TV Cultura).

Publicado em:Acervos,Apoiamos

Você pode se interessar por: