Neste sábado, às 16h30, o premiado jornalista palestino Mohammed Omer estará na Livraria Tapera Taperá para um debate sobre a realidade em Gaza hoje. Também participarão do encontro a ativista palestina Rawa Alsagheer, o jornalista Breno Altman e o professor Bruno Huberman. A Tapera Taperá fica na avenida São Luís, 187 – 2º andar, loja 29, em São Paulo.
Omer, que nasceu e cresceu na Faixa de Gaza, cobre a situação palestina desde muito jovem.
Ele já recebeu prêmios como o Martha Gellhorn Prize for Journalism, o Best Youth Voice e o Press Freedom Prize. No debate, ele falará da realidade dos ataques de Israel, que discute em seu livro Em estado de choque – sobrevivendo em Gaza sob o ataque israelense.
Rawa Alsagheer é coordenadora da rede Samidoun de solidariedade aos prisioneiros palestinos no Brasil. Ela nasceu na Síria, filha de refugiados palestinos do Nakba, e lá viveu até os 17 anos. Está no Brasil desde 2015. Cemap-Interludium já falou sobre seu trabalho em 2021.
Breno Altman, fundador do site Opera Mundi, milita ativamente nas redes sociais contra o sionismo e pela causa palestina. Ele chegou a ser processado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). No começo deste ano, relançou seu livro Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista.
Por fim, Bruno Huberman é professor de Relações Internacionais da PUC-SP, especializado em Palestina, integrante do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) e do Instituto Nacional para Estudos dos Estados Unidos. O site da revista Jacobin Brasil traz uma entrevista muito interessante com ele sobre a situação em Gaza.
Agenda:
Debate Palestina Resiste
Data: 10 de agosto de 2024, às 16h30.
Local: Livraria Tapera Taperá, na Galeria Metrópolis
Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29, em São Paulo (SP).