Menu fechado

A Frente Única Antifascista e os 91 anos da Batalha da Sé

Recorte do cartaz de convite para o ato comemorativo dos 91 anos da Batalha da Praça da Sé

Cemap-Interludium convida todas e todos para o ato de comemoração da Frente Única Antifascista e dos 91 anos da Batalha da Praça da Sé, no dia 7 de outubro, às 18 horas, no auditório da Fundação Editora da Unesp, na própria praça. No evento também será lançado o livro Fulvio Abramo, meio século de luta pela 4ª Internacional, uma entrevista inédita em português realizada por Pierre Broué e Victor Leonardi.

Em 1934, a Ação Integralista Brasileira convocou um ato em 7 de outubro na Praça da Sé para comemorar o segundo aniversário de sua fundação. A Frente Única Antifascista, formada em 1933 por iniciativa política do grupo trotskista no Brasil, a Liga Comunista Internacionalista, com a participação de anarquistas, socialistas e tenentistas – e a adesão posterior do Partido Comunista do Brasil (PCB) –, convocou uma contramanifestação para o mesmo local e dia.

O enfrentamento entre os dois movimentos, que ficou conhecido como a “Batalha da Praça da Sé”, colocou em fuga os integralistas, que abandonaram suas camisas verdes para escapar. Por isso, ganhou também o apelido de “Revoada dos Galinhas Verdes”.

A batalha da Sé foi um marco no combate unido das organizações de esquerda e sindicais contra o integralismo, a versão brasileira do fascismo. Fúlvio Abramo foi um dos líderes da manifestação e é autor do livro A Revoada dos Galinhas Verdes, da Editora Veneta , em que narra o episódio e toda a movimentação para formar a Frente Única Antifascista. O texto de Fúlvio que deu origem ao livro foi publicado na primeira edição dos “Cadernos Cemap”, de outubro de 1984 – Fúlvio foi fundador do Centro de Estudos do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap).

A comemoração deste ano é uma iniciativa de Cemap-Interludium, com o apoio da Associação Nacional de História (Anpuh) – São Paulo, e do Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp, que abriga o acervo do Cemap.

No ano passado, para marcar os 90 anos da revoada, nosso site transcreveu depoimentos dados por Fúlvio, sua irmã Lélia Abramo e Mário Pedrosa em entrevistas publicadas há vários anos, assim como um videodocumentário sobre a Batalha da Sé que integra o site Mário Pedrosa 120 anos, de Cemap-Interludium.

Capa do livro “Fulvio Abramo, meio século de luta pela 4ª Internacional”

O livro Fulvio Abramo, meio século de luta pela 4ª Internacional é a primeira edição em português de uma longa entrevista dada a Pierre Broué e Victor Leonardi em abril de 1979 para a revista francesa “Cahiers Léon Trotsky”. Ela foi publicada no nº 11 dos cadernos, em setembro de 1982. Com organização de Alexandre Linares e prefácio de Tiago Maciel, o livro traz ainda uma coletânea de imagens e dois textos de Fúlvio sobre a oposição de esquerda e a história do socialismo no Brasil.

Publicado em:Cemap,Cemap-Interludium,História

Você pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *